Inveja - Um sentimento
- Rita de Cássia
- 30 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Inveja ou invídia, é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser).
A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como na Síndrome de Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista.A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica.
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja)

Hoje pensei em falar num dos sentimentos mais comuns nos dias atuais. Infelizmente vivemos em um mundo que a cada dia que passa torna-se mais doente. O corre-corre dos dias faz com que queiramos mais e mais e isso em muitos os casos queremos muito mesmo. Uns tem facilidade em ter outros nem tanto. Alguns alcançam seus objetivos de forma tão natural que aparentemente parece que nem houve esforço ou um projeto. Doce ilusão, há muito trabalho sim, mas, o que é trabalho quando se faz o que gosta ??
Sou uma eterna observadora das pessoas e do mundo, e percebo o quanto as pessoas estão ficando doentes por conta dessa nossa vida estressante, onde todos querem ter mas não querem fazer, ou pelo menos fazer pouco e ter muito.
Tenho percebido pessoas cada vez mais doentes, com muitos transtornos psicológicos e a tão temida INVEJA.
Como dito acima a inveja é um sentimento de frustração e por vezes rancor que causa muito mal àquela pessoa que o tem. Um grande sofrimento por ela querer o que o outro tem e isso causa um sofrimento que por vezes a pessoa nem percebe que está sentindo, ou melhor, ela sofre mas não tem consciência que o que está causando este sofrimento é a desejo pelo que o outro tem.
O que observo é que muitas pessoas sentem a inveja e obviamente não reconhecem isso porém tem atitudes que mostram este sentimento.
Tenho muitos exemplos de pessoas invejosas em minha vida e é muito triste, pois elas não acham que são e que fazem essas coisas, muitas vezes tão descaradas pensando que as outras pessoas não percebem, subestimando a inteligência do outro.
Uma coisa é você fazer algo, falar algo, comprar algo, usar algo, tomar determinadas atitudes porque gosta ou quer. Outra coisa é você fazer tudo isso porque outra pessoa fez e, para você não se sentir inferior, faz as mesmas coisas, mesmo não gostando ou querendo, e sim para se sentir “feliz” , melhor, e para mostrar à sociedade que você também pode.
A inveja demonstra a insatisfação com o que você tem, com o que faz, com o que veste, com a vida que vive, com a sua história ; Você quer o que o outro tem, ser o que ele é, fazer o quê e como ele faz, ter a vida que o outro tem, viver a mesma história que o outro vive, porém, não quer caminhar pelos mesmos caminhos que o outro percorreu.
O invejoso começa a viver em função da vida do invejado e, com isso, acaba perdendo o foco da sua vida, seus sonhos, seus ideais, seus objetivos e suas metas. Fica “stalkeando” a vida alheia para ver os passos que o outro está dando para que ele possa seguir os seus passos.
O invejoso é uma pessoa que no fundo é infeliz, não tem amor próprio, é incapaz de lutar para melhorar sua própria vida e fica desejando que a vida do outro piore. Acaba demonstrando o quão medíocre é, e que não é capaz de escrever sua própria história. Precisa copiar a do outro.
Enquanto isso, o invejado vive sua vida tranquilamente, sendo feliz e conquistando todos os seus objetivos, pois ele não perde tempo olhando para o lado.
Comentarios